segunda-feira, 11 de junho de 2018

PROPOSTA DA ATIVIDADE

Esse blog foi desenvolvido seguindo a proposta de criar um Ambientes de Aprendizagem e Orientação Colaborativa na área da Biotecnologia. Para a confecção do mesmo foram utilizadas as ferramentas abaixo:


  • Blogger: Um serviço do Google, que oferece ferramentas para edição e gerenciamento de blogs, de forma semelhantemente ao WordPress, mas indicado para usuários que nunca tenham criado um blog, ou que não tenham muito familiaridade com a tecnologia.
  • Novo Google Sites: Como administrador do G Suite que usa o novo Google Sites, você e sua organização podem criar e publicar facilmente sites de equipe internos, sites de projetos, sites de eventos ou outros sites internos. Não é necessário ter conhecimento técnico, e você pode colaborar com outras pessoas para criar e melhorar sites Google, como faz com outros Documentos Google. 
  • Forumeiros: Permite criar Fóruns e Chats facilmente com opções grátis e em diferentes versões, entre elas PhpBB 3, PhpBB 2, PunBB e Invision! Podendo criar e personalizar essas ferramentas em questão de segundos, inserindo conteúdo escrito e também vídeos do Youtube. De gestão fácil, ele possui várias características como: sub-fóruns, bate-papo, galeria, portal, backups regulares, conversações. Além de poder compartilhar informações nas principais redes sociais como: Facebook, Twitter e Google +.
Proposta de uso para as ferramentas para as modalidades presencial e a distância, tentando criar um espaço de "Open Notebook Science":

            A "Open Notebook Science" é a prática de tornar todo o registro primário de um projeto de pesquisa disponível publicamente on-line à medida que é registrado. Isso envolve colocar o caderno pessoal ou de laboratório do pesquisador on-line junto com todos os dados brutos e processados ​​e qualquer material associado, à medida que esse material é gerado. A abordagem pode ser resumida pelo slogan "sem informações privilegiadas". É o extremo lógico de abordagens transparentes à pesquisa e inclui explicitamente a disponibilização de experimentos fracassados, menos significativos e inéditos; chamados "dados escuros" [1].
          Como proposta para a atividade, foi idealizado a utilização de um blog como um caderno de laboratório colaborativo e virtual, pensado principalmente para os alunos de biologia do curso do CEFET/RJ que desenvolvem ou querem desenvolver projetos de pesquisas científicas na área da biotecnologia de forma colaborativa ao estilo "Open Notebook Science", como tambem, um ambiente onde podem ter acesso a conteúdos referentes ao núcleo temático de biotecnologia, presente na proposta curricular do COBIO e oferecido aos alunos do CEFET/RJ Maracanã.  
           O Blog BioQodex (Junção das palavras "BioQuímica" e "Codex" - do Latim - "Livro" ou "Tábua de escrever") seria um espaço onde os alunos, monitores e professores poderiam ter acesso a conteúdos científicos da área da biotecnologia, como também interagir de maneira colaborativa entre seus membros (tanto na modalidade EAD como presencial) para a confecção de projetos de pesquisa! Para isso, fora criado um site chamado Portal BioQodex, utilizando a ferramenta Novo Google Site, com objetivo de funcionar como uma fonte de protocolos e materiais de práticas experimentais em bioquímica (na aba protocolos) onde os alunos podem tirar suas dúvidas e sanar possíveis "troubleshootings" da vida de laboratório (onde muitos dos alunos encontram-se realizando seus estágios e/ou iniciações científicas). Além disso, os alunos e seus respectivos professores orientadores são convidados a acessar o Codex Scripturam (literalmente, nosso bloco de notas) um espaço para Fórum e Chat, disponível no caderno de laboratório do Portal BioQodex, e assim poder inserir-se em uma das três objetos de pesquisa com viés biotecnológico disponíveis (Proteômica, Biologia Molecular e Biomassa e Energia) para a o início do uso da ferramenta de caderno de laboratório colaborativo virtual! 
          A prática da "Open Notebook Science", embora não seja a norma na comunidade acadêmica, ganhou atenção recente significativa nos meios de pesquisa [2] [3] [6] e geral [1] [4] como parte de uma tendência geral para abordagens mais abertas em prática de pesquisa e publicação. A "Open Notebook Science" pode, portanto, ser descrita como parte de um movimento mais amplo de ciência aberta que inclui a defesa e adoção de publicação de acesso aberto, dados abertos, dados de "crowd sourcing" e ciência cidadã.
           O Blog, Site e Fórum desenvolvidos nessa atividade, foram pensados de modo a seguir os três modos de interação na EAD, propostos por Moore (2007), presente no texto "COMUNICAÇÃO E INTERAÇÃO EM AMBIENTESVIRTUAIS DE APRENDIZAGEM" de Haguenauer et al. (2010), onde para Moore:   
"... a interação aluno-conteúdo é o primeiro tipo de interação que o professor utiliza, pois é como a matéria é apresentada para estudo. Esse tipo de interação pode se desenvolver em diversas formas: som, texto, imagens, vídeo e realidade virtual. [...] Na interação aluno-professor, o autor destaca que é preciso motivar e estimular o interesse dos alunos em relação ao aprendizado da matéria através da aplicação prática desse conhecimento.  [...] Interação aluno-aluno [...] Ela é caracterizada pelo aprendizado colaborativo e cooperativo, que envolve o aspecto social da educação e a capacidade para trabalhar em equipe."
Aguardo os comentários e sugestões, fiquem a vontade para contribuir e dialogar!

Att, Prof. Wilber.

Referências Bibliográficas:

[1] Freeing the Dark Data of Failed Scientific Experiments, Goetz, T., Wired Magazine, Sept.25, 2007
[2] Sanderson, K; Neylon, C. Data on display interview by Katherine Sanderson. Nature. 455 (7211): 273, 2008. doi:10.1038/455273a. PMID 18800097.
[3] Singh, S. (April 2008). "Data on display". Cell. 133 (2): 201–3. doi:10.1016/j.cell.2008.04.003. PMID 18423188.
[4] Williams, A. (2008). "Internet-based tools for communication and collaboration in chemistry". Drug Discovery Today. 13 (11–12): 502–506. doi:10.1016/j.drudis.2008.03.015. PMID 18549976.
[5] Chemical & Engineering News - Serving the chemical, life sciences and laboratory worlds.
[6] Bradley, J. C. (2007). "Open Notebook Science Using Blogs and Wikis". Nature Precedings. doi:10.1038/npre.2007.39.1.

Um comentário:

  1. Olá Wilber !
    Parabéns pelo blog, está bastante interativo e fácil de acessar as informações!
    A ideia do nome foi muito boa!
    Achei interessante também o uso da ferramenta fórum como um "Open Notebook Science", para registro de informações de laboratório,a história do movimento é boa, seria ótimo termos acesso facilitado a algumas pesquisas, pelo menos entre o mesmo grupo de trabalho, já facilitaria bastante o acesso a informação.

    Abraços!

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