domingo, 24 de junho de 2018

O que é Biotecnologia ?


A biotecnologia é uma área interdisciplinar fortemente ligada à pesquisa científica e tecnológica que tem como principal objetivo desenvolver processos e produtos utilizando agentes biológicos.
De acordo com a ONU, “Biotecnologia significa, qualquer aplicação tecnológica que utilize sistemas biológicos, organismos vivos, ou seus derivados, para fabricar ou modificar produtos ou processos para utilização específica.” (ONU, Convenção de Biodiversidade 1992, Art. 2).
A biotecnologia moderna engloba áreas de aplicações biológicas em saúde e biomedicina, na agricultura e na produção de insumos industriais, com uma forte orientação multidisciplinar e experimental. Dentre as disciplinas que constituem as bases da biotecnologia destacam-se aquelas das áreas biológicas (principalmente microbiologia e biologia molecular), das áreas químicas (química orgânica, química analítica e bioquímica) e das áreas de engenharia (principalmente engenharia bioquímica ou de bioprocessos).


A interdisciplinaridade da biotecnologia moderna pode ser exemplificada por algumas de suas aplicações:

  • Na indústria farmacêutica: desenvolvimento de novas drogas, farmacoterapias, produção e melhoramento de antibióticos, produção de proteínas recombinantes para fins terapêuticos, vacinas, estabelecimento de terapias gênicas e outras estratégias para o tratamento de doenças animais e vegetais.
  • Nos laboratórios de análises: desenvolvimento de testes diagnósticos clínicos, alimentícios, agrícolas e ambientais.
  • Na agricultura: desenvolvimento de novas variedades de cultivos/organismos transgênicos.
  • Na indústria alimentícia: diversas aplicações na produção e no controle de qualidade de produtos alimentícios e bebidas.
  • No meio ambiente: tratamento de esgoto e efluentes industriais, biorremediação, biocombustíveis.
  • Na Indústria química: produção de insumos químicos, enzimas e outras proteínas recombinantes.
  • Na instrumentação: desenvolvimento de biorreatores, softwares e consumíveis da área biotecnológica.
  • Na medicina: desenvolvimento de biomateriais reparativos e bioindutores, produção de órgãos e tecidos biológicos ex-vivo.


Estimativas mais conservadoras apontam a biotecnologia como responsável por aproximadamente 1% do PIB dos países da OECD (Organisation for Economic Co-operation and Development), podendo contribuir atualmente com 5,6% do PIB destes países. Estima-se que, em 2030, a área de Biotecnologia contribua para 80% dos novos medicamentos, 35% da produção química, 50% da produção do setor primário, num total de 2,7% do PIB dos países ligados à OECD, ou seja, em torno de 1 trilhão de USD. No Brasil, a Biotecnologia é uma das principais linhas de ação de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em áreas consideradas estratégicas pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

Grandes Áreas Biotecnológicas

A biotecnologia tem aplicações em grandes áreas industriais, incluindo saúde (médica), agrícola, industrial e ambiental, dentre outros, se referindo principalmente a estudos e utilização de organismos para o desenvolvimento de produtos (Exemplo: cerveja, insulina e plantas transgênicas). 
A classificação dos vários ramos da biotecnologia tem utilizado um código de cor relacionado muitas vezes ao tema abordado, como por exemplo:

Biotecnologia vermelha ou medicinal: é a que tem relação com a cor do sangue e está relacionada aos processos médicos e de saúde como o desenho de organismos capazes de produzir antibióticos ou moléculas importantes como a insulina, e a engenharia de tratamentos genéticos através de manipulação genética. Como por exemplo de maior aplicação é a terapia celular e medicamentos baseados em moléculas biológicas.



Biotecnologia azul ou marinha: lembra a cor do mar e tem sido usada para descrever a aplicações marinhas e aquáticas da biotecnologia, como a busca e identificação de moléculas em algas marinhas para o tratamento de doenças como a AIDS.




Biotecnologia verde ou agrícola: tem a cor da maioria das plantas e está relacionada aos processos agrícolas. Um exemplo é o desenvolvimento de plantas transgênicas (plantas geneticamente modificadas) que crescem em ambientes específicos, na presença (ou ausência) de produtos químicos. Tem como objetivo produzir soluções para as questões agrícolas mais sustentáveis e com baixa agressão ao meio ambiente e ao ser humano, quando comparada a agricultura industrial tradicional. Um exemplo é a engenharia de uma planta que seja capaz de expressar um pesticida natural, evitando a necessidade de aplicação externa de pesticidas.

Biotecnologia branca ou industrial: é a biotecnologia aplicada a processos industriais. Um exemplo é a concepção de um organismo para produzir um produto químico útil. Outro exemplo é o uso de enzimas como catalisadores industriais para produzir ou destruir produtos químicos (exemplo: poluentes perigosos). A biotecnologia branca tende a consumir menos recursos do que em processos tradicionais utilizados para produzir bens industriais.

Biotecnologia ouro ou bioinformática: é um campo interdisciplinar que aborda problemas biológicos usando técnicas computacionais, tornando possível a análise de inúmeros dados biológicos em um curto período de tempo. O campo pode também ser referido como biologia computacional e pretende, aplicando técnicas informáticas, compreender e organizar a informação associada a moléculas envolvendo a genômica funcional, genômica estrutural e proteômica, sendo atual mente um componente-chave no setor farmacêutico.

Biotecnologia laranja ou educacional: tem como objetivo disseminar a biotecnologia e a formação nesta área. Ela desenvolve materiais e estratégias educacionais para dar acesso as informações sobre temas de biotecnologia (exemplo: desenho de organismos produtores de antibióticos) para a sociedade como um todo, incluindo pessoas com deficiências (exemplo: visual e/ou auditiva). Ela ainda busca estimular, identificar e atrair pessoas com vocação científica e altas habilidades/superdotação para a área de biotecnologia.


Para mais detalhes sobre a biotecnologia e suas aplicações, assista o vídeo "O Que é Biotecnologia?"  do Canal Instante Biotec, que mostra uma introdução a biotecnologia e sua aplicação na fabricação de etanol, insulina e milho bt.



Referências Bibliográficas
  • https://cibpt.wordpress.com/2008/10/10/grandes-areas-biotecnologicas/
  • http://blogcienciasbio.blogspot.com/2015/09/o-que-e-biotecnologia.html
  • Los Colores de la Biotecnología. Biotecnología Sí. Consultado em 23 de Junho de 2018.
  • https://www.google.com.br/searchq=biotecnologia+cores&client=opera&hs=NZC&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwjj-sGx9uzbAhVCCpAKHeKCCX8Q_AUICigB&biw=1360&bih=686 24/06/2018
  • https://www.youtube.com/watch?v=bDKOreHgQP4

Nenhum comentário:

Postar um comentário